Repositório Brasileiro de Dados do Solo
Esta página migrou! Acesse a nova página do Repositório Brasileiro de Dados do Solo.
Relacionados
Posts
Primeiro Workshop sobre Solos e Informações de Solo no Brasil
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) sediou, entre 04 e 08 de março de 2024, o 1º Workshop sobre Solos e Informações de Solo no Brasil. O evento foi marcado pela colaboração entre os campi Santa Helena e Dois Vizinhos da UTFPR e o Pólo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) de Santa Tereza do Oeste.
Última atualização em
2024-05-13
Pesquisa, Desenvolvimento, Extensão
Reunião de Correlação e Classificação de Solos Fluviais do Paraná
A professora Taciara Zborowski Horst e o professor Alessandro Samuel-Rosa participaram da Primeira Reunião de Correlação e Classificação de Solos Fluviais do Oeste do Paraná, uma iniciativa liderada pela Embrapa Florestas.
Laboratório de Pedometria Realiza Oficinas de Publicação de Dados de Pesquisa em Ciência do Solo
Durante o mês de outubro, o Laboratório de Pedometria da UTFPR realizou duas edições da Oficina de Publicação de Dados de Pesquisa em Ciência do Solo. A primeira edição ocorreu entre os dias 19 e 20 de outubro de 2023 na Universidade Federal de Goiás (UFG)
Última atualização em
2024-04-09
Pesquisa, Desenvolvimento, Extensão
Limpeza de dados para depósito em repositório de dados da pesquisa
A limpeza de dados tem como objetivo garantir que os dados estejam em sua forma mais precisa e coerente possível, livres de erros e inconsistências que possam comprometer a sua utilidade.
Última atualização em
2024-03-12
Pesquisa, Desenvolvimento, Extensão
Segundo Workshop Conjunto dos Grupos de Trabalho Mapeamento Digital de Solos e GlobalSoilMap
Na semana, de 07 a 09/02/2023, os professores da UTFPR, Taciara Zborowski Horst (Dois Vizinhos) e Alessandro Samuel-Rosa (Santa Helena & Francisco Beltrão) participaram da conferência Soil Mapping for a Sustainable Future - 2nd joint Workshop of the IUSS Working Groups Digital Soil Mapping and Global Soil Map, que aconteceu em Orléans na França.
Última atualização em
2024-04-09
Pesquisa, Desenvolvimento, Extensão
Dados Pedológicos Históricos para Validação de Mapas de Cobertura e Uso da Terra
Dados pedológicos históricos carregam informações valiosas sobre a cobertura e uso da terra. Esses dados podem ajudar a determinar a exatidão de mapeamentos feitos a partir de imagens de satélite como aqueles do MapBiomas.
Última atualização em
2022-04-22
Pesquisa, Desenvolvimento, Extensão
Instantâneo de Dezembro de 2021 do Repositório de Dados do Solo
Um instantâneo, ou snapshot, é um retrato dos dados publicados no repositório de dados abertos do solo FEBR. No FEBR, instantâneos são produzidos após a padronização e harmonização dos dados. O instantâneo de dezembro de 2021 traz como principal novidade dados do uso e cobertura da terra.
Última atualização em
2022-01-15
Extensão, Publicação
Bolsa para Estudante da Agronomia da UTFPR-SH
Oportunidade de bolsa de iniciação científica da Fundação Araucária com duração de dois anos (2020/2022). Atividades envolvem a curadoria de conjuntos de dados do solo e o desenvolvimento do sistema de codificação e descrição de métodos de análise física, química e morfológica do solo.
ExpoUT 2018
Evento de extensão é o mais importante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Dia Mundial do Solo 2018
Novidades no Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo para celebrar o Dia Mundial do Solo 2018. Acabamos de lançar uma nova página de visualização das observações do solo no território brasileiro. A nova versão da página de visualização foi preparada usando o pacote
leaflet
para o R.Publicações
Em Direção a uma Ciência do Solo mais Aberta
A ciência vem sendo cada vez mais demandada e, ao mesmo tempo, criticada e escrutinada pela sociedade e pelos governos, que buscam soluções para os problemas atuais, ou, às vezes, justificativas para suas ações. Ao adotarmos uma política de ciência aberta, com disponibilização aberta dos dados primários e dos resultados de nossas pesquisas, demonstramos que não temos nada a esconder, e que os dados estão livres para serem usados por quem quiser.
Uma Plataforma para Facilitar o Acesso aos Dados do Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo
Neste artigo, analisamos os principais sistemas de gerenciamento de metadados em repositórios de dados da pesquisa. Dentre as alternativas mais populares cadastradas no Registry of Research Data Repositories (re3data), concluímos que o DataVerse, desenvolvido na Universidade de Harvard, é o mais indicado para adoção no Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo.
Curadoria de Dados no Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo
Este artigo apresenta sugestões e soluções para a curadoria de dados no Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo (FEBR), com destaque para a melhoria da qualidade da descrição dos métodos de análise de solo. Para isso, foi realizado levantamento do padrão de descrição de métodos analíticos em trabalhos que se basearam na edição de 1979 do Manual de Métodos de Análise de Solo da Embrapa.
Open Legacy Soil Survey Data in Brazil: Geospatial Data Quality and How to Improve it
As aplicações espaciais de dados do solo como o MDS requerem dados geoespaciais consistentes, incluindo coordenadas geográficas e um sistema de referência de coordenadas conhecido. No entanto, quando se trata de dados legados, frequentemente encontramos esses dados geoespaciais ausentes ou incorretas. Neste artigo, nós avaliamos a qualidade dos dados geoespaciais de dados legados do solo no Brasil e avaliamos fontes de dados geoespaciais (relatórios de pesquisa, mapas, infraestruturas de dados espaciais, serviços de mapeamento na web) e conhecimento especializado como forma de corrigir tais inconsistências.
Bringing Together Brazilian Soil Scientists to Share Soil Data
O Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo – FEBR, www.ufsm.br/febr – é um repositório centralizado voltado ao armazenamento e distribuição de dados abertos do solo em formato padronizado e harmonizado. A estrutura do repositório foi construída usando softwares livres (de custo) e de código aberto, primando pela facilidade de manutenção, uso e acesso. Trata-se do maior repositório de dados do solo do Brasil, com 14 477 observações provenientes de 232 conjuntos de dados. O FEBR é a ferramenta que estava faltando para otimizar o uso dos recursos da pesquisa e aumentar a colaboração entre cientistas do solo.
Alessandro Samuel-Rosa, RSD Dalmolin, PI Gubiani, WG Teixeira, SRM Oliveira, JHM Viana, CG Tornquist, LHC Anjos, JJLL Souza, EC Ribeiro, MV Ottoni, PSC Medeiros, JM Reichert, DS Siqueira, J Marques Júnior, JAM Demattê, AC Dotto, LS Collier, GM Vasques, GS Valladares, FA Pedron, JC Pedroso Neto, JMF Alba, RP Oliveira, JH Caviglione, P Miguel, HG Santos, CA Flores, IF Lepsch, DJ Gris, NA Rosin, JM Moura-Bueno